Os elevadores ortopédicos elétricos são projetados para facilitar a vida diária de quem cuida de pacientes dependentes com problemas de mobilidade e que precisam levantá-los e movê-los de forma independente e segura, com o mínimo de esforço. Eles são auxílios técnicos essenciais em hospitais, casas de repouso e residências particulares, permitindo a movimentação e elevação simples e digna de idosos ou pessoas com deficiência, com tônus muscular limitado, que estejam em cadeiras de rodas ou acamadas. Seu uso previne possíveis lesões e desconfortos ao cuidador.
Guindastes para idosos. Vantagens e recomendações
Se você está lendo este artigo, talvez precise aprender mais sobre os tipos de elevadores disponíveis para pessoas com deficiência ou idosos. Na Dortomedical, tentaremos ajudar você a fazer a melhor escolha para o seu caso.
Recomendamos que você sempre considere os seguintes fatores ao escolher um guindaste.
Peso do usuário : No mercado você encontrará guindastes que suportam a partir de 100 kg. Para evitar possíveis incidentes, tenha sempre em mente o peso da pessoa. Se houver vários, leve sempre em consideração o peso do mais pesado.
Faixa de Elevação : Verifique a ficha técnica sobre a faixa de elevação, pois quanto maior ela for, maior será a funcionalidade que teremos, como por exemplo, levantar o paciente do chão em caso de queda acidental.
Dimensões do guindaste: Devemos sempre garantir que possamos manobrá-lo pelos diferentes espaços pelos quais precisamos nos deslocar, como corredores, portas ou salas pequenas.
Começaremos por diferenciar os elevadores elétricos para pessoas dependentes disponíveis no mercado:
A. GUINDASTES DE PÉ OU GUINDASTES DE TROCA DE FRALDAS
B. GUINDASTES DE TRANSFERÊNCIA COM HANGER
C. GUINDASTES DOIS EM UM
D. GUINDASTES DE TETO
Também conhecidos como elevadores para troca de fraldas, pois sua principal função é sustentar apenas as costas, a região lombar e a cintura do paciente, não interferindo na parte inferior, sendo muito útil e prático para essa tarefa.
Vantagens: Suas dimensões geralmente são pequenas, o que as torna fáceis de manobrar através de portas ou cômodos pequenos. Eles são fáceis de usar e muito eficazes.
Desvantagens: É importante ressaltar que para que esse elevador seja eficaz, o paciente deve ter um certo tônus muscular, pois durante o uso ele deve permanecer em pé com os pés apoiados na plataforma do elevador. Por isso é fundamental que o usuário consiga permanecer em pé, ainda que com o auxílio do cinto.
Um exemplo deste tipo de elevador que reúne as melhores características e funcionalidades é o modelo de elevador vertical WAY UP BLUE da Ayudas Dinámicas . Este modelo é muito resistente, suportando até 150Kg.
B. GUINDASTES DE TRANSFERÊNCIA
Este tipo de guindaste incorpora um poleiro onde o arnês é preso, geralmente em vários pontos de apoio para maior segurança. É ideal para pacientes com mobilidade reduzida ou com mobilidade muito limitada.
Dependendo da amplitude mínima e máxima de elevação, eles facilitam a elevação do paciente da cama ou do chão, proporcionando uma transferência mais confortável e segura. Eles não são adequados para levantar o paciente da posição sentada.
Por que a amplitude de elevação é importante?
Pode acontecer, embora não seja desejado, que durante a transferência o paciente caia acidentalmente no chão. Embora não seja usual ou provável, é aconselhável que nosso guindaste tenha um alcance de elevação adequado para poder acessar o paciente e levantá-lo do chão neste caso, evitando assim ter que fazer esforços por parte do cuidador, já que às vezes ele não tem força suficiente para fazê-lo sozinho sem a ajuda do guindaste.
Verifique sempre os dados técnicos do guindaste para esse requisito.
Existem diferentes tipos de cintos que podem ser usados com esse tipo de guindaste de elevação ou transferência: envolvente, para amputados, para água, etc. Visite a Dortomedical e confira nossa linha de cintos de elevação .
Vantagens : Facilitam ao máximo o esforço do cuidador; um único cuidador pode mover um paciente com total dignidade e paz de espírito, sem precisar exercer muita força.
Desvantagens: Exigem espaço considerável para manobrar e transferir corretamente e, como são mais volumosos, ocupam algum espaço quando armazenados .
Um exemplo econômico e de qualidade deste tipo de Guindaste é sem dúvida o modelo Muevo RI822 .
Suporta até 150 kg. Caso necessite de maior peso, consulte também o modelo ORT22367, que suporta até 180 kg. Em ambos os casos, este elevador inclui um cinto ortopédico reforçado como presente. O que nos permitirá utilizar o guindaste desde o primeiro momento.
C. GUINDASTES DOIS EM UM
Se você estiver em dúvida entre um elevador para troca de fraldas ou um elevador para elevação, temos uma opção que abrange ambos os modelos. O guindaste AD913 oferece ambos os modos com apenas uma simples troca de lança.
Vantagens: É muito útil para instituições e residências, pois reduz o espaço ao reunir em um só guindaste um pacote completo com tudo o que é necessário para cobrir todas as necessidades de transporte e cuidado de pessoas dependentes.
Desvantagens : Trocar o cabide dependendo de um uso ou outro pode ser tedioso se feito com frequência.
D. GUINDASTES DE TETO
Elevadores de teto exigem instalação por um técnico profissional especializado.
Vantagens : Deslocam-se por meio de trilhos e permitem deslocar o paciente por diferentes espaços e salas. Podemos personalizar e adaptar os passeios.
Desvantagens : São mais caros e são recomendados quando o uso vai ser prolongado ao longo do tempo.
Depois de analisarmos as diversas opções disponíveis no mercado, agora podemos entender melhor qual guindaste melhor se adapta às nossas necessidades. Na Dortomedical , estamos à sua disposição para quaisquer dúvidas ou perguntas que você possa ter ao escolher seu Hoist.