Atualmente, há uma infinidade de cadeiras de rodas no mercado. Os diferentes modelos são projetados para atender às necessidades específicas de cada usuário. Na Dortomedical, entendemos que escolher a cadeira de rodas mais adequada pode ser um pouco complicado, por isso, tentaremos explicar os pontos mais importantes ao decidir qual cadeira de rodas comprar para que seja a opção mais apropriada e deixar claro qual cadeira de rodas escolher para que seja sempre a melhor escolha.
Começaremos resumindo quais tipos de cadeiras de rodas podemos encontrar:
1. Cadeiras de rodas manuais
Eles são, sem dúvida, os mais comuns e tradicionais. Eles são adequados para uso interno e externo. Entre os materiais mais comuns utilizados na fabricação de sua estrutura temos:
- Cadeiras de rodas de aço : cadeiras fortes, econômicas e estáveis.
- Cadeiras de rodas de alumínio : mais leves e manobráveis.
- Cadeiras de fibra de carbono: cadeiras para usuários muito ativos.
Essas cadeiras são altamente configuráveis, oferecendo diferentes larguras de assento, apoios para os pés ajustáveis em altura, encostos dobráveis, cadeiras dobráveis, rodas pequenas ou autopropelidas e muito mais.
Um fator muito importante a considerar é que a cadeira de rodas tenha apoios de braços ajustáveis em altura. Para garantir que escolhemos a cadeira certa, devemos levar em consideração a posição do usuário, algo que não pode ser alcançado corretamente com apoios de braços fixos. Cadeiras de rodas com braços fixos podem causar:
- Problemas nos ombros e nas costas
- Postura incorreta
- Dor nas articulações
É importante ter esse detalhe em mente para que você possa evitar facilmente todos esses problemas.
Como exemplo de uma cadeira de rodas manual muito completa, que atende a todos os requisitos e tem um preço muito competitivo dentro do mercado atual, encontramos a cadeira ST2A .
O preço desta cadeira de rodas é tão barato e acessível que a opção de comprar uma cadeira de segunda mão está completamente descartada.
Se tivermos uma cadeira de rodas manual e nossas necessidades mudarem, uma ótima opção seria comprar uma cadeira motorizada complementar como auxílio extra. Resolveria nossos problemas de mobilidade sem precisar substituir a cadeira por uma elétrica.
2. Cadeiras de rodas elétricas
As cadeiras de rodas elétricas possuem um motor que proporciona ao usuário grande autonomia e muito mais liberdade de movimentos. A velocidade e a distância em quilômetros dependerão da potência do motor e da bateria. Ele é facilmente controlado através de um joystick que costuma ser fácil de usar, mas também é possível incorporar um controle remoto complementar caso queiramos um assistente para controlar o movimento. Podemos encontrá-los com tração central, dianteira ou traseira. Se formos utilizá-las em terrenos externos um pouco irregulares, seria aconselhável sempre escolher uma cadeira com suspensão.
Esses tipos de cadeiras de rodas tendem a ter um custo mais alto.
Dentre as muitas opções que encontramos no mercado, uma ótima opção a ser considerada é a R300 , que reúne excelente preço e qualidade em um só produto.
3. Outros tipos de cadeiras de rodas
A gama de cadeiras de rodas, como mencionamos no início, é muito ampla. Também temos disponíveis outros tipos de cadeiras para nos ajudar no dia a dia e facilitar a vida de pessoas com problemas de mobilidade, como, entre outras:
-
Cadeiras de transferência
-
Cadeiras de balanço
-
Cadeiras de escada
-
Cadeiras super estreitas (para elevadores, portas estreitas, etc.)
-
Cadeiras em pé
Depois de ter clareza sobre todas as opções possíveis disponíveis, é hora de parar e considerar nossas necessidades específicas ao escolher a cadeira que precisamos.
Devemos levar em conta acima de tudo:
- Dependendo do uso que vamos dar à cadeira , devemos considerar as dimensões dos cômodos ou corredores que vamos utilizar, se vamos precisar transportá-la no porta-malas de um carro e se será de uso intensivo ou esporádico. Em função de tudo isso, devemos escolher as medidas e características corretas, como se ele é dobrável ou o material do chassi, por exemplo.
- Altura e peso do usuário . O conforto e o bem-estar da pessoa que usará a cadeira são primordiais. Lembramos que escolher uma cadeira com braços reguláveis em altura é muito importante.
- Acessórios que podemos precisar : como apoios para os pés, almofadas posturais, suportes para bengalas, suportes para suporte de soro, etc.
- Autonomia do usuário : se a pessoa quiser usar a cadeira sozinha, devemos sempre escolher uma cadeira com rodas traseiras de 600 mm; se, por outro lado, a pessoa for empurrada, a opção mais adequada seria uma cadeira com rodas traseiras de 300 mm.
Na Dortomedical, queremos ajudar você a sempre escolher a cadeira de rodas certa para você. Gostaríamos que você entrasse em contato conosco para que possamos aconselhá-lo sobre qualquer coisa que você precise. Temos a cadeira que você precisa, sem dúvidas.